Voltar às Manchetes                                                                                                   Clique na foto e veja a cidade de vários ângulos

 

URI – CAMPUS DE ERECHIM

 

 

Uma viagem para estudar o passado

Nos dias 26 e 27 de junho último os alunos do curso de Graduação em História estiveram percorrendo a rota do imigrante italiano na Colônia Conde D'eu, mais conhecida como Colônias Velhas (Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa). Vários pontos foram visitados, entre eles, o passeio de Maria Fumaça na Região da Uva e do Vinho, um percurso de 23 Km regado a música, degustação de produtos típicos e apresentação de peças teatrais enfatizando a cultura dos imigrantes italianos. 

Também participaram do show de som e luz, conhecido como Epopéia Italiana, sendo esta uma apresentação da saga da imigração italiana onde são apresentados os diversos momentos anteriores à partida da Europa até a chegada em Ilha das Flores.

Outro ponto visitado foi o Caminhos de Pedra, considerado um museu vivo ao ar livre, que resgata a cultura, através de seus legítimos descendentes. 

Neste local é possível visualizar a arquitetura desenvolvida pelos imigrantes no momento de sua chegada, bem como suas construções religiosas. 

ste local de visitação externa e observação da paisagem e demais patrimônio ambientais que se encontram ao longo do caminho foi colonizado por imigrantes italianos provenientes das províncias do Vêneto.

O Vale dos Vinhedos, por onde também passaram, é composto por três municípios da Serra Gaúcha: Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, resultando em 82 Km2, onde videiras e pequenas propriedades rurais dividem espaço com as famosas vinícolas brasileiras.

A Praça dos Artistas, onde está localizada na praça central de Bento Gonçalves, é o local onde estão expostas as mais conhecidas obras de pintores da Serra Gaúcha, disponibilizadas no chão da praça protegidas por uma lâmina de vidro para que um maior número de pessoas possa desfrutar da arte local.

O grupo de acadêmicos foi acompanhado pelas professoras Thaís Janaina Wenczenovicz e Luciane Gressana que puderam constatar que da sobrevivência ao desenvolvimento, à complementaridade da renda, o camponês tornou-se um empreendedor. Agregou conhecimento, tecnologia e sua produção atingiu a nacionalidade. 

Da agroindústria, os produtos coloniais, da indústria à vocação que fez do Roteiro Uva e Vinho um grande pólo de produtos manufaturados e industrializados.

Roteiro serviu para uma melhor compreensão do passado

 

Informações: www.uricer.edu.br ou 54 520 9045.

 

01.07.2004

_______________________________ 

(Fonte: Ademar Costa - Assessoria - URI - Campus de Erechim)

 

 

 

Design by Meirelles & Piccoli Publicidade - Fone (54) 321-6226


Copyright© 2004 - Meirelles & Piccoli Corp.
Todos os direitos reservados (All Rights Reserved)