Voltar às Manchetes                                                                                                   Clique na foto e veja a cidade de vários ângulos

 

   

URI – CAMPUS DE ERECHIM

 

Tecnologia permite acesso irrestrito à educação

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Erechim inaugurou nesta semana o 1º curso de formação de professores em educação ambiental, modalidade à distância. A turma é formada por 36 professores das mais diversas áreas do conhecimento de toda a região.

No início desta semana, os participantes do curso estiveram aprendendo a utilizar a ferramenta Mestre Net nos laboratórios do Campus, com acompanhamento de monitores, professores e profissionais que oferecem o suporte técnico para o ensino via internet.

A ferramenta Mestre Net é um ambiente de interação, desenvolvido pelos acadêmicos Klaus Ezequiel Novello, Luciomar Pedrotti e Alexandre Munaretto, do Curso de Ciência da Computação.

Ao acessar a página do Campus na rede mundial de computadores (www.uricer.edu.br/ead/), os alunos interagem através de chats e correio eletrônico, com acesso aos módulos do curso, cronograma, agenda, leituras, plano de ação, fórum de discussão, dentre outros.

Os módulos previstos perpassam pelas percepções sobre o ambiente, concepções de educação, enfoques e o diálogo de saberes na construção da educação ambiental, movimentos ecológicos internacionais, agenda 21 e a carta da terra, a política nacional de educação ambiental, os seus desafios, especialmente na escola, bem como a problematização inicial, o aprofundamento teórico e o plano de ação.

O curso à distância vai até junho, quando está marcado um seminário final visando a mostrar os resultados obtidos, o qual deve contribuir para a formação profissional de professores sobre a questão ambiental, cumprindo metas estabelecidas em dimensões como a conceitual, política e pedagógica.

A modalidade de ensino que propôs a queda das barreiras impostas pelo espaço e pelo tempo surgiu no século XIX e hoje representa possibilidade real de educação continuada e aperfeiçoamento permanente. Demonstra progresso também na atitude do aluno, que de receptor passivo transforma-se em sujeito responsável por sua aprendizagem, com direito a trabalhar em ritmo individualizado, sem perder, no entanto, a possibilidade de interagir com seus pares e professores.

 

Educação Ambiental inaugura o processo de ensino à distância na URI – Campus de Erechim

 

 

Alunos e professores contam com o apoio de ferramenta desenvolvida pelos acadêmicos de Ciência da Computação

 

FOTOS: CÁSCIA BERTICELLI

_______________________________ 
Fonte: Cáscia Berticelli
 Assessoria de Comunicação e Eventos da URI - Campus de Erechim

 

 

 

Design by Meirelles & Piccoli Publicidade - Fone (54) 321-6226


Copyright© 2004 - Meirelles & Piccoli Corp.
Todos os direitos reservados (All Rights Reserved)