Voltar às Manchetes                                                                                                   Clique na foto e veja a cidade de vários ângulos

 

   

URI – CAMPUS DE ERECHIM

 

Semana Acadêmica de Farmácia



Minicursos contemplam áreas específicas de atuação dos futuros profissionais

Mais três minicursos foram realizados ao final da tarde desta terça-feira, dia 1º de junho, sobre assuntos de interesse dos profissionais da saúde. A programação faz parte da Jornada de Estudos Farmacêuticos que vai até sexta-feira na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Erechim.

As noções básicas da farmácia magistral foi o assunto do minicurso ministrado pelas professoras Fabiana Silva e Joceana Sperotto, da URI – Campus de Erechim, que uniram a teoria à prática numa aula destinada especialmente aos acadêmicos da Farmácia Industrial. O enfoque em tópicos fundamentais puderam ser conferidos na prática com a visita à Farmácia Universitária quando os participantes acompanharam o funcionamento dos produtos manipulados e de toda estrutura de laboratório do conhecimento lá disposta.

O diagnóstico laboratorial das hepatites virais foi o assunto da professora e doutora Sandra Trevisan Beck, da Universidade Federal de Santa Maria. Ela explicou sobre a importância de uma boa formação universitária para o exercício da profissão. Os mais modernos processos de diagnóstico das diferentes hepatites virais ainda prendeu a atenção de acadêmicos e profissionais da área preocupados com a atualização de seus conhecimentos sobre a bioquímica deste século.

Já o uso sobre misturadores e a validação de processos na produção de cápsulas em farmácia foi apresentado pela professora e doutora Letícia Scherer Koester, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ela explicou sobre os diversos testes necessários na fabricação do conteúdo de medicamentos dispostos em cápsulas. A mistura dos componentes deve obrigatoriamente passar por muitos testes que certifiquem o perfeito controle de qualidade no que se refere à quantidade do produto disposto em cada cápsula, observou. Com base na complexidade do assunto, participam do minicurso apenas os acadêmicos do 8º semestre em diante juntamente com farmacêuticos magistrais.

Outros seis minicursos ainda serão realizados até o final da programação da Semana Acadêmica do Curso, totalizando doze diferentes assuntos abordados em profundidade com a presença de renomados profissionais oriundos de diversas regiões do País, que trazem para o Norte do RS o que tem de mais moderno, novo e atual sobre o mundo farmacêutico.

 

03.06.2004

_______________________________ 
Fonte: Cáscia Berticelli
 Assessoria de Comunicação e Eventos da URI - Campus de Erechim

 

 

 

Design by Meirelles & Piccoli Publicidade - Fone (54) 321-6226


Copyright© 2004 - Meirelles & Piccoli Corp.
Todos os direitos reservados (All Rights Reserved)