Para anunciar nesta página, clique aqui!

 

 

Voltar às Manchetes                                                                                                   Clique na foto e veja a cidade de vários ângulos

 

URI – CAMPUS DE ERECHIM

 

 

II Congresso Internacional das Linguagens

 

Livro está em discussão e não em extinção

Existe uma esperança para todos aqueles que estão preocupados com as notícias que informam sobre o fim do livro em função do crescimento tecnológico. Segundo o escritor e membro da Academia Brasileira de Letras, o gaúcho Moacir Scliar, “o livro está em discussão e não em extinção”.

Scliar encerrou o ciclo de conferências do II Congresso Internacional das Linguagens da URI-Campus de Erechim, nesta sexta-feira, 06, no Salão de Eventos da Universidade. Segundo o escritor, se o livro estivesse com seus dias contados, a Bíblia Sagrada não teria 3 mil anos e não seria uma fonte de inspiração literária para muitos escritores.

Para o escritor, sempre haverá espaço para o texto literário seja em livro, jornal ou mesmo na Internet. “O que nós precisamos entender e compreender é que o internauta apenas descobriu um novo jeito de escrever que não deixa de ser literatura”, afirmou ele.

Moacir Scliar também falou sobre o poder da mídia e citou o caso do presidente do Banco Central, Henrique Meireles, que terá que responder sobre algumas denúncias que foram levantadas por uma revista de circulação nacional. “É mais uma prova de que a mídia é o 4º poder”.

Ao fazer um comparativo entre o livro e o jornal, disse que a vantagem do livro é que ele é perene e o jornal precisa renovar-se diariamente para não morrer. Também falou sobre o alcance dos mesmos. “Enquanto um livro escrito para adultos não passa de 5 mil exemplares por tiragem, um jornal pode atingir até 1 milhão de leitores num mesmo dia”.

Moacir Scliar: “Infelizmente o escritor brasileiro depende do jornal, através de suas crônicas, para obter seu salário”

 

 

Programação:

 

:: VI SENELP ::

:: V SINELE ::
(Espanhol) (Inglês)

 :: II SILEN ::

 

 

 

Informações: www.uricer.edu.br ou (54) 520-9000 - ramal 9002.

 

05.08.2004

_______________________________ 

(Fonte: Ademar Costa - Assessoria - URI - Campus de Erechim)

 

 

 

Design by Meirelles & Piccoli Publicidade - Fone (54) 321-6226


Copyright© 2004 - Meirelles & Piccoli Corp.
Todos os direitos reservados (All Rights Reserved)