Clique na foto e veja a cidade de vários ângulos

Voltar às Manchetes

 

URI – CAMPUS DE ERECHIM

Mestrado em Engenharia de Alimentos: alunos começam a apresentar suas dissertações

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Erechim inaugurou nesta terça-feira, dia 2 de março, o início de uma série de oito apresentações de dissertações da 1ª turma de seu Mestrado (Stricto Sensu) em Engenharia de Alimentos. O ato contou com a presença de autoridades acadêmicas, alunos e professores do Campus. Em todo território nacional existem apenas outros quatro programas como esse, reconhecidos pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal em Nível Superior), com sede em Brasília.

A aluna Gean Delize Vargas foi a primeira a se apresentar. Ela defendeu a dissertação que trata da produção de enzimas (lipases) a partir da utilização de torta de soja como substrato. Até então, esse material constituía-se em sobra industrial na produção de óleo. Gean quer redirecionar o foco de obtenção de enzimas e encontrou na torta de soja, o meio ideal para promover a melhor utilização dos resíduos de matéria prima empregada na referida produção. Com isso, a estudante ainda visualiza um cenário de diminuição de custo na compra de enzimas, ingredientes essenciais para indústrias como a de limpeza e de alimentos, que hoje precisam importá-los, encarecendo o produto ofertado aos consumidores. O coordenador do mestrado, professor doutor José Vladimir de Oliveira, acredita que as apresentações das dissertações são como sementes que começam a ser plantadas. “Esse processo começa a nuclear a pesquisa”. Ele acredita que só com a produção de pesquisa é possível obter o crescimento e que o conhecimento produzido, no período de dois anos, com dedicação exclusiva de Gean – a produção dessa enzima -, possui potencial para ser utilizado na implementação, em especial, de outras duas pesquisas desenvolvidas pelo Campus: a de tratamento de efluentes e a da produção de biodiesel. Contribuir com implementos às pesquisas do Campus também é meta do orientador de Gean, o professor doutor Marco Di Luccio, oriundo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que encontrou aqui oportunidade para prosseguir no campo da produção do conhecimento. “A estrutura educacional bem sistematizada, como é o caso do Centro Tecnológico - é essencial para executar o trabalho de pesquisa. A URI – Campus de Erechim é a oportunidade”, elogia. A conquista de Gean também é a conquista de toda Universidade que consolida seu Curso de Graduação e o Programa de Mestrado em Engenharia de Alimentos, um marco na história da Instituição que agora comemora seus 12 anos de atividades em prol do desenvolvimento de toda uma região que busca na educação e na cultura o apoio para o sucesso dos mais variados segmentos sócio-econômicos de sua gente.

Durante todo o mês de março, outros sete alunos apresentam seus trabalhos finais para uma banca composta por orientadores, professores do Programa e de outras instituições de nível superior do País.

 

   Participaram da abertura dos trabalhos: o diretor acadêmico, Arnaldo Nogaro, o diretor geral, Luiz Mario Spinelli, a pró-reitora de pesquisa e extensão e pós-graduação, Lionira Komosinski e o coordenador do Programa de Mestrado em Engenharia de Alimentos, José Vladimir de Oliveira   

 

 

   A aluna Gean Delize Vargas foi a primeira a apresentar dissertação   

 

 

   Professores e alunos assistiram à apresentação   

Foto: Fábio Taira

 

02.03.2004

_______________________________ 
Fonte: Cáscia Berticelli
 Assessoria de Comunicação e Eventos da URI - Campus de Erechim

 

 

 

Design by Meirelles & Piccoli Publicidade - Fone (54) 321-6226


Copyright© 2004 - Meirelles & Piccoli Corp.
Todos os direitos reservados (All Rights Reserved)