Para anunciar nesta página, clique aqui!

 

 

Voltar às Manchetes                                                                                                   Clique na foto e veja a cidade de vários ângulos

 

   

URI – CAMPUS DE ERECHIM

 

Conferência com jornalista Lasier Martins encerra semana de Contábeis da URI

A XIV Semana Acadêmica do curso de Ciências Contábeis da URI-Campus de Erechim serviu para os acadêmicos refletirem sobre o seu verdadeiro papel de contador dentro da sociedade atual. A programação encerrou na quinta-feira à noite com a conferência do jornalista Lasier Martins, falando sobre a realidade e as perspectivas do Brasil.

Para Lasier Martins, a realidade atual do País é de hipertrofia, com o governo incapaz de implantar mudanças que tirem da exclusão social 50% da população tida como pobre. Além disso, afirmou ele, 22 milhões de pessoas estão em condições miseráveis contribuindo para um aumento cada vez maior da criminalidade. “O Estado só sabe cobrar impostos sem repassar os benefícios à comunidade. Nós temos uma carga tributária de 40% sobre a maioria dos produtos, fator que tem impedido uma criação maior de empregos e, consequentemente, um aquecimento na economia. O que se esperar de um Governo que prioriza o pagamento da dívida externa em vez de gerar bem estar social”, sentenciou ele.

E as perspectivas para os próximos anos não será muito diferente, segundo Martins, pois o Governo Federal já engessou a economia priorizando que a inflação, em 2005, não poderá passar de 5%. “Isto é determinação do FMI, a quem dizemos amém para todas as regras”, frisou o conferencista. “Não há estímulo à economia principalmente aos milhares de empreendedores que desejam formar o seu próprio negócio e gerar milhões de novos postos de trabalho”.

Um dos caminhos para solucionar esta situação é através das universidades, como ocorreu em outros países que enfrentaram fato semelhante. A Irlanda fez um pacto geral e congelou os impostos em 10% durante 10 anos e hoje é um exemplo para o mundo em vários setores principalmente na área de informática.

O Brasil precisa, de forma urgente, criar condições para qualificar a população interessada em trabalhar. 

Segundo Lasier, as organizações de uma forma geral, exigem uma melhor qualificação dos que procuram emprego. 

A criação de cursos profissionalizantes é urgente pois existem muitas vagas no mercado mas que exigem um mínimo de qualificação.

Lasier Martins: “nós significamos apenas 1% da economia mundial e muito precisa ser feito ainda, especialmente pelo governo”

 

 

24.09.2004

_______________________________ 

(Fonte: Ademar Costa - Assessoria - URI - Campus de Erechim)

 

 

 

Design by Meirelles & Piccoli Publicidade - Fone (54) 321-6226


Copyright© 2004 - Meirelles & Piccoli Corp.
Todos os direitos reservados (All Rights Reserved)