Para anunciar neste espaço, clique aqui!

Erechim/RS -

 

 

Clique na foto e veja a cidade de vários ângulos

Voltar às Manchetes    

Saúde

Banco de Sangue - No dia do aniversário, doador é quem presenteia

Na data em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue, nesta quinta-feira, 25, são eles que mais uma vez estarão presenteando todas as pessoas que já precisaram ou que ainda necessitarão deste precioso líquido. 

Antigos voluntários ou aqueles que estão prestando solidariedade pela primeira vez, repondo o que um amigo ou familiar precisou, desde segunda, 22, estão colaborando com o Banco de Sangue de Erechim nesta semana de atividades especiais, que estende-se até sábado pela manhã. 

A exemplo dos demais dias da Semana do Doador, no dia de hoje, 25, os colaboradores também receberão brindes como bonés, canetas e bombons com uma mensagem. 

No entanto, nesta quinta especial, os funcionários do Banco estarão proporcionando a degustação de bolo aos doadores, pela passagem do aniversário dos mesmos. 

O BS, que está caprichosamente decorado, funciona das 8 às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, sendo que no sábado o horário vai das 8 às 11 horas. 

Alunos e voluntários fazendo a diferença Conforme explicou a enfermeira Márcia Rubbo Zanchetta, após a divulgação feita também pelo Diário da Manhã o fluxo de doadores melhorou consideravelmente, principalmente nesses últimos dias : “foi um sucesso”. 

Na terça-feira, cujo atendimento foi ampliado até a noite, o número de doadores foi de 51 pessoas, contra as cerca de 20 em um dia normal. 

O destaque foi uma turma de alunos de 2º grau da Escola João Caruso, que resolveram promover essa ação solidária já dentro do projeto Natal Comunitário. 

O ideal, segundo Márcia, seriam atitudes semelhantes nas outras escolas, o que deixaria o estoque de sangue mais positivo. 

Outro fato que tem ajudado a regular o estoque é a atitude de dezenas de voluntários que periodicamente realizam doações, como o erechinense José Luiz Meneguzzi Faleiro, doador desde o ano de 1999. 

Além de continuar com o ato de solidariedade, ele pede à outras pessoas que façam o mesmo: “é bom contribuir com os outros, que possuem necessidades. Eu não precisei de sangue mas estou fazendo a minha parte”. 

O Banco de Sangue de Erechim atende as necessidades de 18 municípios da região, e a grande maioria deles está em débito com a entidade, ou seja, buscam sangue e nem sempre trazem os doadores para a reposição.

Critérios para ser doador 

Para a pessoa doar sangue deve ir até o BS com sua carteira de identidade, não comparecer em jejum, ter idade entre 18 e 65 anos, estar bem de saúde, ou seja, sem doenças infecciosas em atividade como hepatite, gripe, toxoplasmose, infecções pulmonares, etc. 

Os resultados dos exames realizados no sangue, antes da doação, estarão à disposição do doador depois de 15 dias, sendo sigilosos e somente podem ser retirados mediante apresentação de documento de identidade.

24.11.2004

_______________________________ 

(Fonte: Jornal Diário da Manhã )
 

 

 

Design by Meirelles & Piccoli Publicidade - Fone (54) 321-6226


Copyright© 2004 - Meirelles & Piccoli Corp.
Todos os direitos reservados (All Rights Reserved)