Para anunciar neste espaço, clique aqui!

Erechim/RS -

 

 

Clique na foto e veja a cidade de vários ângulos

Voltar às Manchetes    

Economia

Exportações - Accie com os olhos voltados, também para o mercado externo

Em parceria com a Federasul, a Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim passa a emitir Certificado de Origem para empresas exportadoras.

As mais de 30 empresas exportadoras de Erechim receberam na da tarde de quarta-feira, uma excelente notícia. 

Através de uma parceria entre a Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim, Accie, e Federasul a entidade local passa a emitir e fornecer certificados de origem que amparam exportações brasileiras, de acordo com a portaria Interministerial nº 17, de 04 de dezembro de 1997. O benefício será estendido, também, para outras empresas exportadoras de Erechim e região Norte do Rio Grande do Sul. 

O presidente da Accie, Jaci José Delazeri, (que liderou a ação, desde que assumiu a vice-presidência da Federasul este ano), ressalta que a entidade inicia com a medida sua caminhada aos negócios internacionais. ‘Nosso objetivo é estender ainda mais o trabalho na área externa, fator que alavanca sobremaneira o desenvolvimento regional’, frisou. Delazeri também destacou que com o certificado de origem, Erechim torna-se a capital do comércio internacional no Norte do Estado, pois a Accie é a única entidade regional devidamente autorizada para a prestação do serviço. 

O presidente do conselho da Accie, Jandir Cantele, saudou a conquista e lançou o desafio de que se faça, também, uma convocação para formar grupos de exportadores locais, viabilizando discussões periódicas e trocas de experiências. 

O empresário – que é vice-presidente da Fiergs – e um dos maiores exportadores regionais também afirmou que o ‘feeling’ é o diferencial para uma empresa ter sucesso no mercado externo. 

Por proposição de Jandir Cantele, Delazeri anunciou a realização de um grande evento (nos moldes de um fórum) que mobilize os exportadores da região em março de 2005. 

Presente ao evento, o prefeito Eloi Zanella se disse satisfeito por ver na platéia grande número de jovens empresários e conclamou todos para que auxiliem o executivo no desafio de liderar os caminhos de um desenvolvimento regional harmônico. 

Também prestigiaram a solenidade – realizada na sede da Accie – o presidente da Cotrel, Luiz Paraboni Filho, representantes da URI e boa parte dos exportadores da região Alto Uruguai. Agilidade e inovação A emissão do Certificado de Origem pela Accie fará com que as empresas exportadoras economizem tempo e dinheiro. Hoje, os empresários realizam o serviço em municípios como Porto Alegre, Caxias do Sul e Chapecó – esperando, em média, dois ou três dias para o recebimento do certificado. 

Com a emissão em Erechim, a economia de tempo será sensível – algo em torno de 48 horas. 

O serviço funcionará das 8h às 11h diariamente e pode ser feito via Internet. 

O empresário entrega o pedido pela manhã e à tarde já recebe a resposta. 

A Accie oferecerá, ainda, com agilidade e inovação, as seguintes informações: lista de exportadores e importadores; prospecção por potenciais importadores estrangeiros; apresentação personalizada ao importador no exterior; elaboração de dados estatísticos de comércio exterior (por país). 

Mais informações pelo telefone 522 1907.

19.11.2004

_______________________________ 

(Fonte: Jornal Diário da Manhã )

 

 

Design by Meirelles & Piccoli Publicidade - Fone (54) 321-6226


Copyright© 2004 - Meirelles & Piccoli Corp.
Todos os direitos reservados (All Rights Reserved)