Voltar às Manchetes                                                                                                   Clique na foto e veja a cidade de vários ângulos

 

O escritório do arquiteto Cesar Dorfman, de Porto Alegre (RS), foi o vencedor do Concurso Público Nacional de Arquitetura e Urbanismo do Complexo de Desporto e Lazer da Unisinos

O arquiteto Cesar Dorfman e equipe enfatizaram a busca da uniformidade e da integração entre a estrutura já existente do Complexo de Desporto e Lazer e a nova que será construída. Outro ponto importante foi a preocupação com os espaços de convivência. Junto à estrutura da Arena Multiuso, eles projetaram uma plataforma que integrará todas as unidades do projeto, resultando numa grande área de estar público. 

Dorfman, que é professor da Ufrgs há 30 anos, destacou que o concurso de arquitetura é a forma mais democrática de se escolher e de se ter um bom projeto. "No concurso o esforço é maior, pois uma banca analisa o projeto, e a autocrítica é mais forte, resultado sempre num trabalho melhor", falou. Os outros finalistas eram Jaime Marcondes Cupertino, São Paulo (SP), e Michel de Andrado Mittmann, Florianópolis (SC).

O novo Complexo de Desporto e Lazer da Unisinos ocupará uma área aproximada de 120 mil m². Conforme o pró-reitor de Desenvolvimento, Teodoro Herzog, o início das obras é uma das prioridades da universidade. Ele também anunciou que serão feitas parcerias com instituições e organizações para concretizar o empreendimento. A remodelação do Complexo de Desporto e Lazer foi motivada pelo movimento Unicidade, que tem por objetivo trazer a comunidade para dentro da universidade, promover a formação do ser humano solidário e o crescimento das atividades econômicas.

Antes concebida para sediar eventos esportivos e aulas do curso de Educação Física, a Arena Multiuso agora também agregará instalações e equipamentos que permitam a sua utilização em atividades esportivas, espetáculos artísticos e culturais, formaturas e outras festividades, comportando um público de 5 mil pessoas. A nova arena e o parque aquático servirão para aproximar a comunidade da universidade, privilegiando o ócio humanista, o exercício da cidadania e a promoção da saúde e da qualidade de vida.

O concurso, que foi realizado em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS), teve 52 inscritos e 22 trabalhos apresentados na primeira etapa de seleção, sendo 11 do Rio Grande do Sul (9 de Porto Alegre) e 11 de outros estados. Na primeira etapa da seleção, a comissão julgadora selecionou os três finalistas e também destacou dois trabalhos com menção honrosa. A homenagem foi para os projetos desenvolvidos pelo arquiteto Mario Biselli e equipe, de São Paulo, e o arquiteto Eduardo Lucio Rebeschini Maurmann e colaboradores, de Porto Alegre. As menções foram concedidas devido ao valor arquitetônico das obras propostas.

O júri que atuou no concurso era composto por cinco titulares, sendo dois membros estrangeiros. São eles, os arquitetos Carlos Sallaberry, decano da Facultad de Arquitectura da Universidad de Palermo, de Buenos Aires, e sócio de um dos principais escritórios de arquitetura da Argentina, e Thomas Sprechmann, coordenador do Taller Sprechmann da Facultad de Arquitectura da Universidad de La Republica, de Montevidéu, Uruguai. Os outros participantes são os arquitetos Moacyr Moojem Marques, Gilberto Flores Cabral e Ronaldo Ströher, professor da Unisinos. 

O júri teve como suplente o professor Fernando Duro da Silva, da Unisinos, e contou com a assessoria dos engenheiros Antônio Luis Piccoli, na parte de estruturas, e Marco Aurélio Stumpf Gonzalez, na área de orçamento e custos. Ambos são professores da Unisinos.

 

perspectiva 1

 

 

perspectiva 2

 

 

perspectiva 3

 

Sites relativos:

http://concursos.iabrs.org.br/cdlunisinos/

http://www.ju.unisinos.br/detalhes_materia.asp?editoria=institucional&CodMateria=1531

 

26.03.04

 

_______________________________ 
Fonte: Rodrigo Barbieri
 Arquiteto Erechinense que trabalha no Escritório
César Dorfman Arquitetos

 

 

 

Design by Meirelles & Piccoli Publicidade - Fone (54) 321-6226


Copyright© 2004 - Meirelles & Piccoli Corp.
Todos os direitos reservados (All Rights Reserved)