Voltar às Manchetes        

                                                                                           Clique na foto e veja a cidade de vários ângulos

FEIRA DAS PROFISSÕES

 

Profissionais falam para estudantes que se preparam para o Vestibular

Projeto Opção do Ensino Médio São José-Garra visa orientar para a escolha consciente da futura profissão

Escolher uma profissão não é uma tarefa simples, exige antes de tudo autoconhecimento, apoio da escola e da família e muita informação, especialmente sobre a profissão que irá seguir. 

O Colégio São José-Garra sabe que, muitas vezes, o jovem depara-se cedo demais com essa decisão, fazendo a sua opção profissional sem levar em conta as suas reais aptidões e habilidades. 

Por isso, a Escola vem desenvolvendo, há três anos, o Projeto Opção que visa a orientação profissional junto aos estudantes do Ensino Médio e objetiva a preparação para o Vestibular.
Desde o primeiro ano do Ensino Médio, os estudantes desenvolvem atividades que incluem simulados bimestrais, dinâmicas de grupo, Feira das Profissões com profissionais do mercado, trabalhos práticos expositivos sobre as carreiras profissionais, visitas às Universidades, encontros e palestras com os pais e acompanhamento dos vestibulandos nas provas de Vestibular.

No terceiro ano, as atividades do Projeto Opção passam a ser mais freqüentes e, de uma forma analítica, dinâmica e moderna, auxiliam os estudantes a tomarem consciência das oportunidades que se apresentam, aprendem a tomar decisões próprias para buscar a sua realização pessoal e profissional. 

O resultado deste investimento nos jovens já está comprovado. Uma prova é que dos 10 (dez) primeiros lugares gerais do Vestibular da URI - Campus de Erechim, 6 (seis) estudantes estão matriculados no São José-Garra, sendo da Escola o primeiro lugar geral de todo o Vestibular. 

Outro dado importante é que estes estudantes não concluíram o Ensino Médio, fizeram as provas como treineiros.


HABILIDADES E MERCADO DE TRABALHO
Durante toda esta semana e parte da que passou, mais de 30 profissionais, das mais diferentes áreas do conhecimento, falaram com os estudantes de forma franca e aberta sobre o mercado de trabalho e o que realmente a profissão poderá lhes proporcionar futuramente. 

Eles explanaram para os jovens sobre a formação universitária, as características da profissão, o mercado de trabalho, quais as aptidões necessárias para o desempenho e perspectivas futuras da profissão, características pessoais importantes para exercer a profissão e várias outras questões solicitadas pelos estudantes. 

Segundo a coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio São José, Cleci Luisa Lovera, os profissionais ampliaram e aprofundaram os questionamentos feitos pelos jovens, falando sobre a multidiciplinariedade, interligando as relações que se processam com todas as áreas de trabalho e conhecimento, e, ainda, comentaram sobre o nível de satisfação pessoal em exercer determinada profissão.

Foram os próprios estudantes que escolheram as áreas do conhecimento que queriam aprender mais e quais as profissões de maior interesse. Durante os encontros, promovidos pelo Serviço de Psicologia Escolar do Colégio São José-Garra, coordenado pela psicóloga Daniela Campagnolo, eles fizeram muitas perguntas e esclareceram dúvidas, dando seqüência ao processo de escolha consciente sobre sua profissão. Segundo ela, uma observação feita pelos profissionais e que chamou a atenção dos estudantes foi sobre a necessidade de se gostar do que se faz e ser bom naquilo que se faz. 

Outra constatação da psicóloga é para o fato de que entre os estudantes que estão se preparando para o próximo Vestibular, há um número expressivo de jovens procurando cursos voltados para a Licenciatura.

Raquel Smaniotto, de 17 anos, falando sobre o que ouviu disse que muitas dúvidas foram amenizadas quanto às profissões. Antes da Feira, Raquel disse que estava segura que queria cursar Direito. Após a palestra de uma publicitária, a jovem falou que se encantou com esta profissão e deverá cursar as duas faculdades. 

Já Mariane Perim da Silva, que quer fazer Jornalismo, disse que já estava decidida, mas que a palestra com a profissional da área, a jornalista Andressa Collet, reafirmou sua disposição e lhe deu segurança de que é esta carreira mesmo que quer seguir. Mariane disse que a oportunidade de ouvir sobre diversas profissões lhe deu uma visão mais ampla de cada uma.

Isabela Esperandio, que quer fazer Letras - Tradutor e Intérprete em Língua Inglesa - falou que apesar de não ter havido palestra específica sobre o curso de letras, a explanação sobre as licenciaturas e as outras profissões lhe deram a segurança de que seguirá a carreira certa. 

Assim, também, o jovem Igor Saldanha, confirmou sua disposição em seguir a carreira dos pais - Advocacia. Segundo ele, o maior problema dos vestibulandos não é a escolha da profissão, mas o medo de não passar no Vestibular.

Arquiteta Cristina Roman... 

 

...falou para os vestibulandos

25.07.04

_______________________________ 

(Fonte: CopyDesk - Assessoria de Comunicação)

 

 

 

Design by Meirelles & Piccoli Publicidade - Fone (54) 321-6226


Copyright© 2004 - Meirelles & Piccoli Corp.
Todos os direitos reservados (All Rights Reserved)