Voltar às Manchetes                                                                                                   Clique na foto e veja a cidade de vários ângulos

RESPONSABILIDADE SOCIAL

 

Escola Medianeira e ASSAMI firmam parceria na área social

Curso livre de Educação de Jovens e Adultos - EJA - será oferecido no Núcleo de Desenvolvimento Social da Família

A Escola Marista Medianeira e a Associação de Amparo à Maternidade e Infância - ASSAMI - firmaram uma parceria com a finalidade de oferecer um Curso livre de Educação de Jovens e Adultos - EJA - para as famílias que freqüentam o Núcleo de Desenvolvimento Social da Família - unidade operacional da ASSAMI que presta atendimento na área da família -, no Bairro Progresso. 

O projeto, em sua essência, realizará um trabalho de promoção pessoal e social, pois acolherá jovens e adultos carentes não alfabetizados e pós-alfabetizados, oportunizando-lhes atividades que conduzem ao domínio da leitura, da escrita e das operações fundamentais matemáticas, bem como a vivência de valores pessoais e grupais que fortalecem a solidariedade e a cidadania ativa e consciente. 

O projeto será desenvolvido nas dependências do Núcleo de Desenvolvimento Social da Família, localizado ao lado da Creche Mãezinha do Céu, com uma turma inicial de 20 estudantes, oferecendo, gratuitamente, além de recursos humanos, o material escolar, lanche e uniforme. 

A proposta de ingressar na área social da Escola Marista, através do EJA, está fundamentada no documento "Missão Educativa Marista", nº 183, que diz que "a nossa ação pastoral com os jovens e adultos enfatiza a sua maturidade pessoal na fé e o seu compromisso social e eclesial. Oferecemos, também, um acompanhamento pessoal, ajudando-os em sua experiência de vida, bem como, apoio de uma rede de relações com outros jovens de sua idade. Junto com eles, elaboramos um plano abrangente para a formação continuada com as suas necessidades e dedicamos tempo suficiente para a sua realização". 

PROPOSTA DE INCLUSÃO SOCIAL 

A Escola Marista Medianeira de Erechim, do mesmo modo como São Marcelino Champagnat, que pensava nas crianças e jovens menos favorecidos ao fundar os Irmãos Maristas, colocou que a preferência deve ser pelos excluídos da sociedade por aqueles que, por causa da sua pobreza material, não têm acesso à saúde, a uma vida familiar equilibrada, à escolarização e a educação nos valores. Esta será uma das primeiras ações assistenciais da Escola Medianeira na periferia da Cidade. Segundo o diretor da Escola, Irmão Adelmo Bald, os irmãos entenderam a necessidade de prestar um atendimento na área da educação e da promoção social no próprio local onde a população mais carente e distante da educação se encontra. Segundo ele, esta parceria é uma prova de que junto com outras instituições, podemos lutar pela defesa digna da vida de jovens e adultos. 

O projeto de parceria do Medianeira com a ASSAMI vai disponibilizar também uma assistente social para fazer ao acompanhamento das pessoas que se inscreverem no Curso, com o objetivo de evitar a evasão e trazê-los, permanentemente, motivados para que valorizem o aprendizado para o seu próprio crescimento pessoal. Ações de motivação à auto-estima também serão reforçadas. 

O projeto de parceria começou a ser formalizado no final do ano passado, passou por avaliação e conhecimento do local através de uma visita da equipe do SOME - Sociedade Meridional de Educação e Assistência Social de Santa Maria -, coordenadores da área de responsabilidade social das Escolas Maristas em todo o Estado, integrada pelo diretor de Patrimônio Marino Paulo Reckziegel, tesoureiro Irmão Valter Rosalino Marin Righi, pela assistente social Maria do Carmo Arismendi Hermandorena.

A coordenação do projeto em Erechim será do Irmão Claudiano Tiecher. 

As inscrições para seleção dos estudantes já podem ser feitas junto ao Núcleo de Desenvolvimento Social da Família.

Irmão Diretor do Medianeira, Adelmo Bald, Arlindo Paulo Reckziegel, Irmão Claudiano Tiecher, Maria do Carmo Arismendi Hermandorena, Luiz Fernando Opitz, Marisa Fernandes e Irmão Valter Rosalino Marin Righi

 

02.04.2004

_______________________________ 
Fonte: CopyDesk
 Assessoria de Comunicação

 

 

 

Design by Meirelles & Piccoli Publicidade - Fone (54) 321-6226


Copyright© 2004 - Meirelles & Piccoli Corp.
Todos os direitos reservados (All Rights Reserved)