Voltar às Manchetes        

                                                                                           Clique na foto e veja a cidade de vários ângulos

 

SAÚDE

Encerra MBA em Administração e Gestão Hospitalar

Curso foi desenvolvido através de uma parceria entre a FA.RS e o Instituto Anglicano Barão do Rio Branco

Com uvas e champagne, a turma de MBA em Administração e Gestão Hospitalar encerrou no sábado, 26, o último módulo do curso que foi realizado através de uma parceria entre a FA.RS e o Instituto Anglicano Barão do Rio Branco e apoio da Aanorgs, Hospital de Caridade de Erechim, Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS e CRA/RS. 

O encerramento foi realizado na última aula do Módulo de Gestão de Pessoas em Ambiente Hospitalar, ministrado pelo professor mestre em Administração de Empresas, Jorge Augusto Elias. 

O curso iniciou em março do ano passado e deverá ter sua formatura marcada para o mês de julho, quando termina o prazo de entrega das monografias.

O programa do MBA tinha como objetivo capacitar os profissionais a gerir instituições públicas e privadas de saúde, de acordo com as características específicas destas empresas, além de analisar de forma crítica a realidade social e identificar os diversos fatores que interferem na qualidade da gestão dos serviços de saúde - cenários. Também teve como meta mostrar formas de criar alternativas para solução de problemas administrativos, de financiamento e de gestão para os hospitais, além de desenvolver uma visão integral da atividade assistencial, no âmbito da prestação de serviço, financiada por recursos públicos e/ou privados. 

Os módulos estudados foram Sistemas e políticas de saúde; Arquitetura, layout e design: planejamento físico-hospitalar; Gestão do serviço técnico hospitalar; Tipologia hospitalar e engenharia fiscal; Planejamento estratégico hospitalar; Gestão de pessoas em ambiente hospitalar; Logística hospitalar; Controladoria e finanças hospitalares; Sistemas integrados de informação aplicados à gestão hospitalar; Referenciais éticos que influenciam o pensamento estratégico; Comunicação; Marketing hospitalar; Terceirização e quarteirização: a gestão por acordos participativos em hospitais. 

O curso ainda foi enriquecido com seminários complementares e visitas técnicas. Os encontros foram aos finais de semana e a carga horária total do curso foi de 410 horas/aula. 

O coordenador do curso em Erechim foi Alencar Loch.

Estão se formando no curso os seguintes profissionais: Alessandra Leísa Nabas, Cláudio Frederico Kamijo, Docimar Bonatti, Éder Iogue Spitcza, Elizabeth de Fátima Lima, Henriete Kamijo, Leodira Barilli, Leonice Alzira Ribeiro, Liseane Bervian Cândido, Luiz Fernando Tagliari Opitz, Maria Lúcia Carraro Smaniotto, Marli Fukushima, Moacir Rodrigues, Nabor J. Souza, Paulo Rocha, Rodolfo Jacobi Terlan, Ronaldo Neves Giacomini, Rosane Detofol Dal Castel, Rosenilse Taís Nels e Vanderlei Kusiak.

Parte dos estudantes que concluíram o MBA em Administração e Direção Hospitar brindando o encerramento do curso juntamente com o professor Jorge Elias (ao centro de gravata)

 

09.07.2004

_______________________________ 

(Fonte: CopyDesk - Assessoria de Comunicação)

 

 

 

Design by Meirelles & Piccoli Publicidade - Fone (54) 321-6226


Copyright© 2004 - Meirelles & Piccoli Corp.
Todos os direitos reservados (All Rights Reserved)