Voltar às Manchetes                                                                                                   Clique na foto e veja a cidade de vários ângulos

CARNAVAL 2004

 

Iniciada distribuição de camisinhas para carnavalescos

Campanha de prevenção à AIDS vai distribuir mais de 40 mil preservativos e folders informativos

Iniciou ontem, 17, a distribuição de camisinhas e folders informativos sobre prevenção as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e AIDS para os responsáveis pelos blocos carnavalescos da cidade e foliões do Clube Caixeral/Coroas. Foram distribuídos mais de 6 mil camisinhas, cartazes e folders com material explicativo e esclarecedor sobre a importância do uso da camisinha. A Campanha está sendo desenvolvida através de uma parceria firmada entre a Unimed Erechim e Secretaria Municipal de Saúde e as empresas Mecânica Camillo e BC 24 Horas com o apoio da Gráfica Cartaz. O local da entrega foi a sala de reuniões da Unimed e a solenidade contou com a presença do Diretor Administrativo da Unimed Erechim, Dr. Alcides Mandelli Stumpf, da Secretária Municipal da Saúde, Gelcy Munaretto, do infectologista e médico cooperado da Unimed, Dr. Vanderlei Madalozzo, Coordenadora do Programa DST/AIDS do Município, Enfermeira Clarice Maroso, dos representantes dos blocos carnavalescos, do Clube Caixeral/Coroas e integrantes das equipes de trabalho das entidades envolvidas.

Em sua manifestação, o Diretor Administrativo da Unimed Erechim, Dr. Alcides Stumpf, agradeceu a presença e a adesão à Campanha pelos integrantes dos blocos carnavalescos. Segundo ele, o objetivo da ação conjunta com a Secretaria Municipal da Saúde e as entidades parceiras é fazer um alerta durante o Carnaval, divulgando, orientando e sensibilizando a população sobre as formas de transmissão do HIV - vírus que causa a AIDS. A proposta é, conforme explicou, trabalhar na conscientização e sensibilização das pessoas para a importância do uso do preservativo.

O infectologista Vanderlei Madalozzo lembrou que já fora um folião e que na sua época de juventude não havia informações esclarecedoras sobre a doença. Na sua avaliação, muitas das pessoas que hoje estão com o vírus, e/ou desenvolvendo a doença, foram infectadas já há algum tempo. Ele enalteceu, também, a iniciativa da campanha e alertou aos jovens para que levem a sério os riscos de contaminação pelo vírus HIV e outras DSTs.

A Secretária Municipal da Saúde, Gelcy Munaretto, explicou que a Campanha tem como objetivo orientar sobre o uso do preservativo e a necessidade da prevenção à doença. Ela falou que estão sendo distribuídos preservativos masculinos, adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde e femininos como forma de divulgar este tipo de proteção entre as mulheres e, ainda, popularizar o seu uso. Solicitou que os jovens colocassem os cartazes em seus QGs e distribuíssem os folders.  Gelcy Munaretto também alertou que a Secretaria dispõe de mais preservativos para distribuição e, em havendo a necessidade, os integrantes dos blocos devem procurar as Unidades Básicas de Saúde, Ambulatório DST/AIDS ou mesmo a Secretaria.

OUTRAS ATIVIDADES

Além da distribuição para os integrantes dos blocos, a ação estará voltada para pontos estratégicos da cidade, como o Centro, empresas do Distrito Industrial, junto à Polícia Rodoviária Federal e Estadual, Unidades Básicas de Saúde e na Mecânica Camillo. A meta é distribuir material informativo e mais de 40 mil camisinhas masculinas e 3 mil femininas, buscando atingir 40% da população erechinense. Hoje e amanhã, a distribuição de camisinhas e folders será em empresas do Distrito Industrial. Também serão colados cartazes da Campanha nas indústrias, em local de fácil visualização dos funcionários. A meta é distribuir 4.500 preservativos, na área industrial.

 

Representantes dos blocos

 

Direção da Unimed com representantes dos blocos

 

 

Dr. Alcides Stumpf, secretária da Saúde Gelcy Munaretto e o médico Wanderlei Madalozzo

 

18.02.2004

_______________________________ 
Fonte: CopyDesk
 Assessoria de Comunicação

 

 

Design by Meirelles & Piccoli Publicidade - Fone (54) 321-6226


Copyright© 2002 - Meirelles & Piccoli Corp.
Todos os direitos reservados (All Rights Reserved)