Para anunciar nesta página, clique aqui!

 

 

Voltar às Manchetes                                                                                                  

 Clique na foto e veja a cidade de vários ângulos

 

Administração Municipal

 


Notícias do Legislativo Erechinense


Audiência Pública


Executivo apresenta o Relatório de Gestão Fiscal

O Plenário da Câmara Municipal de Vereadores foi palco, no final da tarde da última sexta-feira, 24, da Audiência Pública que apresentou o Relatório de Gestão Fiscal para a Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara, que tem como presidente o vereador Silvério Fortunatto.

Após a abertura realizada pelo presidente da Comissão, o prefeito destacou a importância da apresentação do relatório através da prestação da Lei de Responsabilidade Fiscal.

No Plenário, além de vereadores da Casa Legislativa e seu presidente, vereador Luiz de Brito, funcionários do Executivo e do Legislativo que acompanharam os números demonstrados.

A apresentação das contas foi feita por Líbera Bresolin, das Secretaria Municipal da Fazenda que, através de data show apresentou os números a todos os presentes.

.................................

 

Vereadores recebem homenagem de assessores e funcionários

Através da iniciativa da Assessoria de Comunicação Social e da Secretaria Geral da Câmara Municipal de Vereadores de Erechim, vereadores de todas as bancadas receberem, no início da sessão da sessão da última segunda, 27, uma homenagem de todos os funcionários e assessores do Poder Legislativo.

Iniciada pelo Secretário Geral da Casa, Giovane Prando, a homenagem foi lida pelo assessor de Comunicação Social, jornalista Carlos Alberto da Silveira onde, através de uma mensagem de otimismo, confiança e amizade a todos os 21 vereadores da Casa antes do pleito de 03 de outubro, destacou-se o valor maior entre todos, a amizade a o trabalho em conjunto para o bem da comunidade erechinense.

"A união e a amizade levaram vereadores, funcionários e assessores a unirem-se em uma só sintonia, a amizade e o comprometimento. Para tanto, cada um de vocês vereadores ou vereadoras, são vitoriosos, são os grandes homens e mulheres que transformam a nossa cidade.

Mesmo com dez cadeiras para 2005, todos vocês são e serão os vitoriosos desta campanha. Serão sempre os nossos amigos, a nossa grande família do Poder Legislativo, pois é neste local que nós aprendemos a política, a cidadania e o valor humano", destacam alguns trechos da mensagem entregue a cada um dos vereadores e assinada por todos os assessores e funcionários do Poder Legislativo.

No final da homenagem, que foi uma surpresa guardada até o momento da abertura dos trabalhos, o vereador presidente, Luiz de Brito agradeceu e destacou que nem ele mesmo sabia da iniciativa, lembrando o quadro de 03 de outubro, momento em que somente dez cadeiras serão ocupadas no próximo pleito de 2005 a 2008. "Muito obrigado pela iniciativa e pela amizade de todo o corpo de assessores e funcionários desta Casa, que em muito nos enobrece pela homenagem, o que dignifica e valoriza ainda mais o nosso trabalho em busca do bem de nossa comunidade".

..........................................

 

Vítimas da Rota 31 são lembrados pelo Poder Legislativo

Através da iniciativa da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores de Erechim, foi realizado na sessão da última segunda-feira, uma homenagem póstuma às 17 vítimas do acidente ocorrido no último dia 22 deste mês com um ônibus escolas junto a Barragem da Corsan.
"Há momentos na vida em que lembramos da transitoriedade de todas as coisas. Nesses momentos nos sentimos pequenos e frágeis perante os mistérios, os designios de Deus. Morremos e ficamos vivos; presentes na eternidade, presente na universalidade, presentes na ausência que gera saudade.
Nossos queridos jovens, alunos de nossas escolas e pessoas de nossa comunidade, nossos entes queridos vivem na vida eterna. Temos a certeza que a oração feita de silêncio e dor, na entrega de quem partiu chegará a Deus em forma de súplica e voltará aos seus corações como bálsamo suave a preencher o vazio da existência", destacou a vereadora Eni Scandolara, seguida por um minuto de silêncio que emocionou a todos os presentes.


.....................................

APADA


Câmara realiza sessão em homenagem ao Dia do Surdo

Para comemorar o Dia do Surdo, data transcorrida no último dia 26, a Câmara Municipal de Vereadores realizou a Sessão Especial em homenagem a data, oportunidade em que a Casa Legislativa contou com a presença de parceiros da entidade, direção da ADAU e comunidade.

A abertura dos trabalhos foi feita pelo presidente da Casa, vereador Luiz de Brito. Após, a direção da APADA entregou certificados aos parceiros da entidade que sempre, de uma forma ou outra, apoiam para que os trabalhos e as iniciativas tenham sucesso e continuidade junto a comunidade de Erechim. Como oradora oficial, a vereadora Neide Piran.

"A sociedade mundial vive hoje um paradoxo: de um lado, não só a pós-modernidade, como pensávamos, mas a hiper modernidade, cujas características essenciais estão no individualismo, no hedonismo, no niilismo, com ênfase no presente, negando o passado e seu futuro.

O viver aqui e agora, aproveitando ao máximo os prazeres da vida é o que baliza o comportamento de boa parte da juventude mundial. Por um lado a preocupação grande com o ser humano, na produção da alteridade, onde todos são partícipes e onde a cultura dos antepassados é resguardada, o presente vivenciado coscientemente e o futuro é construído a partir da esperança, no reencantamento com o mundo.

Somos diferentes. Assim, devemos considerar que qualquer pessoa que é portadora de necessidades especiais não deve ser considerada pela lógica da falta, das potencialidades, mas como pura diferença no mundo dos acontecimentos sempre singulares.

Partimos do princípio que todas as diferenças humanas são normais, pois são efeito de acontecimentos, em sua positividade no sentido de vida e plenitude, na multiplicidade das formas de existência. A pessoa portadora de alguma necessidade especial é tão plena como todas as outras e o que lhe resta não é atingir o que lhe falta ser, mas expandir o que é, afirmando-se em sua singularidade.

Parabéns por estes anos de luta em prol daqueles que acabaram sendo discriminados, pela absoluta falta de compreensão de que é a diversidade que construiu a humanidade, que foi a junção ordem-desordem que nos levou a sermos o que somos", destacou a vereadora.

Em sua manifestação, o presidente da APADA, Nadir Pereira da Silva agradeceu a todos os vereadores que auxiliaram a entidade desde a sua existência. "Recebemos apoio e conforto de todos os integrantes desta Casa Legislativa. Os senhores, sem dúvida nenhuma, escreveram uma parte na história da história de nosso município.

Nossa caminhada não se encerra em apenas quatro anos, mas sim uma constante busca de condições e melhorias para todos. Desta forma, o nosso maior agradecimento aos vereadores que ficarão no próximo mandato e aos que não estarão mais nesta Casa. O nosso trabalho será constante.
Não fizemos festa para comemorarmos esta data, mas o que fizemos é continuar chamando a atenção de toda a comunidade quanto ao problema dos surdos, estes que fazem e devem fazer parte da transformação da toda a nossa sociedade, não para serem servidos, mas para servirem e fazerem o seu papel na sociedade como um todo".

Nadir também destacou a luta para a construção de uma escola própria para a linguagem dos surdos, uma luta que já vem sendo travada há muito tempo e terá a continuidade até que esta seja uma realidade no município de Erechim. "Seria, para nós, um grande avanço e sinal de modernidade, termos um local próprio para ensinarmos os surdos".

O presidente da Casa, vereador Luiz de Brito, destacou a Nadir que a Câmara Municipal de Erechim sempre foi e será parceria desta e de todas as entidades de nosso município. "Estamos sempre à disposição para buscarmos parcerias, seja junto ao Governo do Estado ou em outras áreas, para que possamos conseguir meios para realizarmos este grande projeto", destacou.

 

 

 

-------------------------------------------

Rota 31


Município atende despesas funerais do acidente na barragem da Corsan

Vereadores aprovaram na última segunda, projeto do Executivo que autoriza o município a atender despesas com funerais das vítimas do acidente com ônibus de estudantes, ocorrido no último dia 22, barragem da Corsan, autorizando a abertura de crédito especial.
Para atender despesa decorrente da autorização, foi autorizada a abertura de crédito especial nas Secretaria Municipal de Cidadania e Promoção Social e Unidade de Promoção Humana e Social, no valor total de R$ 40 mil.
.............................................

ADAU


Associação recebe terreno para a construção de sede própria

A ADAU, recebeu com grande alegria e satisfação, através de toda a sua diretoria que estava presente junto ao Plenário da Câmara Municipal na sessão do último dia 27, a aprovação de todos os vereadores do projeto do Executivo, que destina o imóvel público à Associação dos Deficientes Físicos do Alto Uruguai, a fim de que seja construído a sua sede própria.

A chácara de número nove, localizado na rua Anita Garibaldi, conta com uma área de dois mil, duzentos e noventa e quatro metros e sessenta e sete decímetros quadrados.

Na justificativa assinada pelo prefeito municipal Eloi Zanella, o projeto objetiva buscar do Poder Legislativo a autorização para a concessão de uso de imóvel, em substituição à concessão de uso autorizada pela lei municipal de 1999. A ADAU pretende, neste novo local, efetivar a construção da sede da entidade.

Precisamente, a Associação vem requerer junto ao Executivo, a substituição do imóvel localizado no Loteamento Zimmer, por parte da chácara número nove da rua Anita Garibaldi. O imóvel de propriedade da Prefeitura Municipal de Erechim, encontra-se sem benfeitorias, e localiza-se, mas especificamente, no lado par da referida rua, onde faz frente e distante 31,29 metros da esquina mais próxima, formada pelas ruas Anita Garibaldi e Espírito Santo.

A área anteriormente concedida à ADAU, está localizada num dos bairros periféricos, distante do centro e de todos os meios que possam facilitar a vida dos deficientes físicos. Esses entraves acabam impossibilitando as atividades plenas da entidade, que deve primar por oferecer condições favoráveis e condizentes com as limitações sofridas pelos deficientes que irão freqüentar a Associação.

Por oportuno, salientamos que a ADAU, há 11 anos atende cerca de 250 associados, com recursos disponibilizados pelo poder público, principalmente municipal, além de receber contribuições e doações da comunidade.

É de fundamental importância, a aprovação deste projeto, pois possibilitará à entidade a construção de sua sede, em área central e de fácil acesso, e a colocação em prática de um projeto de melhor atendimento aos associados, contando com sede administrativa, oficinas, salas para cursos, fisioterapia, enfim, atividades que possam ser desenvolvidas pelas pessoas portadoras de necessidades especiais".

 

 

28.09.2004

___________________________________ 

(Fonte: Assessoria Legislativo
 

 

 

Design by Meirelles & Piccoli Publicidade - Fone (54) 321-6226


Copyright© 2004 - Meirelles & Piccoli Corp.
Todos os direitos reservados (All Rights Reserved)