Voltar às Manchetes                                                                                                  

 Clique na foto e veja a cidade de vários ângulos

 

Administração Municipal

 

Poda de árvores em via pública

A Prefeitura Municipal de Erechim, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, esta orientando os moradores a respeito da poda de árvores em vias públicas.

Todas as árvores nos logradouros públicos são propriedade pública e de responsabilidade do município (prefeitura), e não de quem as plantou. Árvores em locais públicos, como ruas, praças, jardins ou parques só podem sofrer intervenção (poda) ou remoção com a autorização do órgão público competente, geralmente a prefeitura municipal ou um dos seus departamentos.

Portanto, antes de executar qualquer intervenção em árvores, deve-se primeiramente verificar a legislação vigente no município, pois o corte de árvores sem autorização nas áreas públicas, é crime previsto no Código Florestal e pode gerar processo judicial e altíssimas multas.

A poda drástica é uma verdadeira mutilação da árvore e sucessivas podem levar a árvore à morte. A poda drástica ocorre quando remove-se toda a copa da árvore adulta, ficando apenas os ramos principais com, menos de 1 metro, ou quando remove-se um ou mais ramos principais, o que resulta no desequilíbrio irreversível.

Impermeabilizar ou concretar em volta do tronco da árvore pode causar sérios danos às árvores, até mesmo a morte, por falta de água, sufocamento, estrangulamento. A caiação (quando se cobre o tronco da árvore com cal) das árvores é uma prática ultrapassada, sem qualquer finalidade ou benefício para a mesma. Ao contrário, a caiação freqüente propicia a formação de crostas de cal que podem transformar-se em abrigo para a proliferação de formigas e insetos.

Muitas pessoas pintam os troncos de branco para dar a impressão de limpeza na cidade. Mas, após as primeiras chuvas, o pó acumulado nas folhas escorre em cima do branco, tingido-o de escuro salientando ainda mais a sujeira. Deve-se considerar que a beleza das árvores está justamente na sua aparência natural.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente os moradores as árvores dão contribuições significativas na melhoria da qualidade do ambiente urbano: purificação do ar pela fixação de poeiras e gases tóxicos e pela reciclagem de gases através dos mecanismos fotossintéticos; melhoria do microclima da cidade, pela retenção de umidade do solo e do ar e pela geração da sombra, evitando que os raios solares incidam diretamente sobre as pessoas; redução na velocidade dos ventos; influencia no balanço hídrico favorecendo infiltração da água no solo e provocando evaporação - transpiração mais lenta; abrigo à fauna, propiciando uma variedade maior de espécies, conseqüentemente influenciado positivamente para um maior equilíbrio das cadeias alimentares e diminuição de pragas e agentes vetores de doenças; amortecimento de ruídos.

Mais informações, bem como solicitações de podas devem ser obtidas na Secretaria Municipais de Meio Ambiente de Erechim, através do fone 522-9250.

   

 

13.05.2004

_______________________________ 
(Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura
 

 

 

Design by Meirelles & Piccoli Publicidade - Fone (54) 321-6226


Copyright© 2004 - Meirelles & Piccoli Corp.
Todos os direitos reservados (All Rights Reserved)