Voltar às Manchetes                                                                                                  

 Clique na foto e veja a cidade de vários ângulos

 

Administração Municipal


Erechim terá novo aterro sanitário

Foi realizada hoje pela manhã (22), no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Erechim a assinatura do contrato e liberação para o início das obras do Aterro Sanitário de Resíduos Sólidos, que será implantado no Povoado São Luiz.

Na nova área será realizada terraplenagem para quatro células de deposição de lixo; construção de três lagoas de decantação para tratamento do chorume, com isolamento de gel-membrana de PVC; construção de seis valas para depósito de lixo hospitalar; construção do acesso principal com portão, guarita, balança, prédio de manutenção, sala de administração e almoxarifado; cercamento de toda a área.

Serão aplicados na implantação do Aterro Sanitário R$417.606,17, provenientes do Projeto Brasil Joga Limpo, do Governo Federal/Ministério do Meio Ambiente.

O Município de Erechim havia pleiteado os recursos do projeto ainda no ano 2001 e contou com a intermediação do Deputado Federal José Augusto Nardes que acompanhou todas as fases do processo de perto.

Segundo o Superintendente da Caixa Econômica Federal Roney de Oliveira Granemann é muito importante saber que em Erechim existe a preocupação com o meio ambiente e principalmente se realizam ações que beneficiam toda a população."Para nós da Caixa sermos parceiros em projetos como este é de fundamental importância".

De acordo com o Prefeito Eloi Zanella o novo aterro sanitário segue todas as normas técnicas vigentes da FEPAM e terá capacidade de atender a demanda nos próximos 15 anos. "Com esta projeto estamos solucionando o problema do aterro atual, que antigamente era um lixão e hoje é um aterro sanitário.

Devido à precariedade do lixão municipal, ao assumirmos a prefeitura em 1º de janeiro de 2001, nos deparamos com um impasse gerado pela pressão do Ministério Público por mudanças radicais no lixão municipal e denúncias junto a Fepam. Retiramos as famílias de catadores que residiam no lixão, com a inclusão das crianças em programas especiais; tratamos adequadamente os resíduos depositados diariamente no local; construímos valas especiais para o lixo hospitalar e lagoas para receber o chorume; e recuamos o aterro em 20 metros da margem do riacho que atravessa a área do lixão".

A solenidade contou com a presença de representantes da Caixa Econômica Federal, secretários municipais, vereadores, funcionários da Prefeitura Municipal, representante da empresa vencedora da licitação e imprensa.

A Construtora Pantaleão Ltda terá seis meses para concluir os serviços, que beneficiarão toda a população de Erechim.

 

22.06.2004

_______________________________ 
(Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura
 

 

 

Design by Meirelles & Piccoli Publicidade - Fone (54) 321-6226


Copyright© 2004 - Meirelles & Piccoli Corp.
Todos os direitos reservados (All Rights Reserved)