Voltar às Manchetes                                                                                                   Clique na foto e veja a cidade de vários ângulos

 

URI – CAMPUS DE ERECHIM

 

 

Fórum da Saúde


Moacyr Scliar reuniu grande público em torno do debate sobre a saúde

O escritor, médico, professor e imortal da Academia Brasileira de Letras, Moacyr Scliar, foi a atração desta quarta-feira, dia 16 de junho, durante a programação do Fórum da Saúde na URI – Campus de Erechim, que reuniu centenas de pessoas lotando o Salão de Atos para ouvir a sua apresentação sobre a saúde na contemporaneidade.

Moacyr Scliar trouxe a experiência do profissional da saúde, do escritor, mas, acima de tudo, a experiência de vida de uma pessoa que luta por um mundo melhor e que quer contribuir para que a justiça seja uma constante.

Com sua voz calma e serena, ele falou sobre a história da saúde e como tudo começou até chegar a este mundo em que vivemos. Uma explicação necessária e importante para entender as situações hoje dispostas na área da saúde com vistas a encontrar respostas que elucidam os problemas da população, especialmente a mais pobre, que amargura o caos da saúde pública no Brasil.

Apesar de afirmar que se sente meio dinossauro, em sua modéstia, ele disse que a medicina e a saúde avançaram intensamente desde a época em que recebeu sua graduação em medicina. Naquela época lidava com outros equipamentos, que hoje “devem estar expostos num museu”. O tremendo avanço da medicina, para ele, anda junto com a descoberta maior de que o que é bom para a população é o critério maior e que este só pode ser decidido pelo poder público, daí a importância das políticas de saúde pública.

O conferencista ainda respondeu perguntas ao final de sua palestra, dentre as quais reafirmou que no meio acadêmico é possível iniciar o processo de resolução de grande parte dos limites ainda confusos impostos entre os diversos profissionais que atuam na área da saúde.

O 1º Fórum da Saúde da URI - Campus de Erechim encerra nesta sexta-feira com a conferência sobre a prevenção e educação em saúde e um painel sobre o desafio de educar em saúde.

Informações: www.uricer.edu.br ou 54 520 9045.

 

 

Moacyr Scliar: “o pobre amargura o caos da saúde pública”

 

FOTOS: CÁSCIA BERTICELLI

17.06.2004

_______________________________ 

(Fonte: Ademar Costa - Assessoria - URI - Campus de Erechim)

 

 

 

Design by Meirelles & Piccoli Publicidade - Fone (54) 321-6226


Copyright© 2004 - Meirelles & Piccoli Corp.
Todos os direitos reservados (All Rights Reserved)