Voltar às Manchetes                                                                                                  

 Clique na foto e veja a cidade de vários ângulos

 

Administração Municipal

 

Fórum discutiu os rumos da educação no Brasil

O XVI Fórum dos Secretários Municipais de Educação do RS iniciou nesta segunda-feira, dia 31, com a reivindicação de que a União crie um fundo especial para o ensino infantil e de que o Estado ofereça cooperação técnica e financeira aos municípios para esta etapa da educação básica.

O evento, que encerrou na terça-feira, dia 01 de junho, com a Carta do Fórum aconteceu no Centro de Eventos São José do Hotel Plaza São Rafael e contou com a participação de cerca de 600 pessoas.
O presidente da FAMURS, Gilmar Sossella, ao abrir oficialmente o Fórum criticou a ausência de um representante do Ministério da Educação. "O ministro Tarso Genro foi convidado para participar da abertura do Fórum, mas fomos informados pela manhã da impossibilidade dele estar aqui, mesmo assim esperávamos que mandassem um representante", disse.

Também na abertura, Sossella salientou a importância da luta dos municípios para a conquista de uma correção do valor da merenda escolar que, desde 1994, está fixado pelo Governo Federal em R$ 0,13 centavos por aluno/dia.

O painel apresentado no primeiro dia do Fórum foi os "Rumos da Educação no Brasil: a colaboração União, Estado e Municípios". O Secretário da Educação do Estado, José Fortunati, abriu o painel salientando o empenho realizado pelo Estado para sanar as pendências financeiras com os municípios. "O orçamento previsto pelo Estado para a educação no ano de 2004 é de R$ 33, 6 bilhões, ou seja, 35% do orçamento está focado para a educação".

A Secretária Municipal de Educação de Erechim e Vice-Presidente do CONSEME/UNDIME-RS, Maria Elisa Zordan Franceschi, destacou a importância de um regime de colaboração entre União, Estado e municípios, mas com a devida contrapartida de recursos dos governos Federal e do Estado às prefeituras. Durante sua explanação a secretária foi ovacionada três vezes pelos participantes. "Uma de nossas maiores preocupações é a dificuldade das prefeituras manterem os programas da merenda e do transporte escolar, em função dos baixos valores repassados aos municípios, que são insuficientes para cobrir as despesas com os alunos".

O Fórum, foi promovido pela FAMURS - Federação das Associações de Municípios do RS, e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME/RS.

 

 

 

A Secretária Municipal de Educação de Erechim e Vice-Presidente do CONSEME/UNDIME-RS, Maria Elisa Zordan Franceschi, destacou a importância de um regime de colaboração entre União, Estado e municípios, mas com a devida contrapartida de recursos dos governos Federal e do Estado às prefeituras

 

01.06.2004

_______________________________ 
(Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura
 

 

 

Design by Meirelles & Piccoli Publicidade - Fone (54) 321-6226


Copyright© 2004 - Meirelles & Piccoli Corp.
Todos os direitos reservados (All Rights Reserved)