Para anunciar nesta página, clique aqui!

 

 

Voltar às Manchetes                                                                                                   Clique na foto e veja a cidade de vários ângulos

 

 

Lançado livro sobre o processo de cuidar na enfermagem

Obra de Kátia Lílian Celich, mestre em Enfermagem, mostra a visão das enfermeiras sobre a busca de soluções às necessidades dos pacientes

A Mestre em Enfermagem, Kátia Lilian Sedrez Celich, realizou, na última quinta-feira, 21, sessão de autógrafos no lançamento do livro de sua autoria intitulado "Dimensões do Processo de Cuidar - visão das Enfermeiras". 

O evento iniciou às 18 horas, no Espaço Vida Unimed, e contou com a presença de grande número de profissionais da área da saúde. 

Antes de iniciar a sessão de autógrafos, Kátia fez uma breve explanação de como surgiu a idéia da publicação do livro, que é resultado de sua tese de mestrado defendida no final do ano passado na UFRGS.

Segundo ela, o livro faz uma síntese das diferentes matizes teórico filosóficas do cuidado na enfermagem. Explicou sobre o significado do processo de cuidado humanizado em enfermagem, em que a valorização da pessoa, o respeito ao outro, a empatia, a solidariedade, a interação pessoal, a ética, o cuidado individualizado, o interesse e o afeto, todos aliados ao conhecimento e à competência técnica, estruturam o cuidar na enfermagem. "Aprendi que cuidar de maneira humanizada é possível, e esta experiência de vida me proporcionou uma sensação de satisfação e de cumprimento do meu papel de cuidadora", sentenciou.

Kátia, que é professora na URI-Campus de Erechim, teceu agradecimentos às pessoas que lhe ajudaram e apoiaram nesta trajetória que foi a conclusão do curso de Mestrado em Enfermagem e a produção do livro. 

Entre elas, agradeceu ao seu esposo, o médico anestesista Miguel Fernando Celich, e a seus filhos Caroline e Guilherme. Kátia também fez menção ao seu primeiro chefe em Erechim, que estava presente ao evento, o Dr. Victor Cachoeira, à Unimed Erechim e a todos que contribuíram para a realização do livro.

Na obra, a autora mostra questões do cotidiano da enfermagem, que fala de uma realidade vivenciada e experimentada por todos aqueles que em seu mundo existem, possibilitando, assim, o pensar reflexivo e crítico de como se cuida, se ensina e se pesquisa uma disciplina concebida como social e humanística: a enfermagem.

A Autora
Kátia Lílian Sedrez Celich é natural de Pelotas, enfermeira, graduada e licenciada pela Universidade Federal de Pelotas. Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Ulbra. Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Durante sua trajetória profissional exerceu atividades na Fundação de Apoio Universitário de Pelotas e Hospital Universitário de Santa Maria; Desenvolveu estágios, ensino, pesquisa e extensão nas disciplinas de Enfermagem ao Adulto e Administração na Assistência de Enfermagem da Rede de Pós Graduação em Enfermagem da Região Sul, Pólo Santa Maria e participou da implantação, organização e gerenciamento da Uniclínica - Unimed Erechim. Atualmente é docente da URI - Campus de Erechim.

 

 

 

 

Kátia Lílian Celich

22.10.2004

_______________________________ 

(Fonte: CopyDesk - Assessoria de Comunicação)

 

 

 

Design by Meirelles & Piccoli Publicidade - Fone (54) 321-6226


Copyright© 2004 - Meirelles & Piccoli Corp.
Todos os direitos reservados (All Rights Reserved)