Para anunciar nesta página, clique aqui!

 

 

Voltar às Manchetes                                                                                                   Clique na foto e veja a cidade de vários ângulos

 

 

ANIVERSÁRIO

A ASSAMI completa 61 anos de solidariedade e de compromisso com a infância e suas famílias

Desde que surgiu, a Entidade mantém um firme compromisso de fazer assistência social sem assistencialismo

A Associação de Amparo à Maternidade e Infância - ASSAMI - completa neste domingo, dia 17 de outubro, 61 anos de existência dedicados à assistência social. A história desta instituição teve início em outubro de 1943. Na época, Erechim chamava-se José Bonifácio. 

O comando da Prefeitura Municipal era de Jerônimo Teixeira de Oliveira. No cenário político brasileiro, a nação vivia o autoritarismo do Estado Novo. E o início da década de 40 era marcado pela devastadora segunda grande Guerra Mundial. 

Os problemas internos e externos influenciavam a vida econômica e social do País. Em José Bonifácio, a situação não era muito diferente. Bolsões de miséria se instalavam na periferia da cidade.
A sociedade civil foi convidada a interagir. Mulheres representativas da sociedade erechinense, autoridades e pessoas da comunidade passam a liderar um movimento social. A frente desta mobilização estava Ignácia Mello Miranda acompanhada de um grupo de amigas. Bem- relacionadas e com o apoio do Poder Público Estadual e Municipal, elas dão origem à Associação de Amparo à Maternidade e Infância, a ASSAMI. 

O ato de fundação faz parte das comemorações da Semana da Criança do Município e vai atender os interesses do Departamento Nacional da Criança, do Ministério de Educação e Saúde. A ata de fundação é assinada por 77 pessoas. A foi cerimônia foi presidida pelo Prefeito Jerônimo Teixeira de Oliveira e aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura.

A CRECHE: UM SONHO ACALENTADO POR 37 ANOS

O grande desejo de todas as diretorias que passaram pela ASSAMI sempre foi a construção de uma Casa da Criança para abrigar os filhos das mulheres operárias. Os primeiros pedidos de doação de terreno para a construção surgiram já no ano de 1948. Enquanto não obtinha sucesso, a Entidade propiciava assistência hospitalar às gestantes pobres do município, distribuía enxovais de bebês e mantinha um ambulatório para o atendimento de mães, crianças e nutrizes.

O sonho foi acalentado por 37 anos e, no dia 12 de outubro de 1980, Erechim viu nascer a sua primeira Creche para atender filhos de mães trabalhadoras, hoje a Escola Infantil Tia Gelsumina que completou 24 anos último dia 12.

Nestes 61 anos, a ASSAMI passou por inúmeras transformações, mas sem nunca deixar de lado o zelo e o carinho pela infância. 

Ao longo da sua história, a Associação de Amparo à Maternidade e Infância, como Entidade mantenedora, centralizou as funções administrativas da Escola Infantil Tia Gelsumina e a Creche Mãezinha do Céu que atendem 255 menores na faixa etária de zero a seis anos. A ASSAMI concentrou, também, a busca de recursos financeiros, firmou parcerias e desenvolveu atividades nas comunidades. 

Hoje, a Escola Infantil e a Creche atuam de forma autônoma, com diretorias próprias e equipes profissionais independentes e a Instituição, por sua vez, liberou-se do gerenciamento diário de suas duas unidades operacionais, e, igualmente, do Núcleo de Desenvolvimento Social da Família criado por ocasião do lançamento do Programa Viva em Paz.

A partir de então, como entidade mantenedora, vem exercendo tarefas mais globalizadas. Sua dimensão atual é estabelecer e incrementar articulações com órgãos públicos, das esferas municipal, estadual e federal, empresas, organizações não governamentais e instituições internacionais de apoio à criança, famílias e populações necessitadas. Essa transformação também fez com que a Entidade ficasse mais próxima da comunidade através do desenvolvimento de projetos comunitários abrangentes e voltados para um universo maior. 

Um exemplo disso é o Programa Viva em Paz que a ASSAMI vem desenvolvendo desde abril de 2002.

Uma das grandes conquistas da diretoria da ASSAMI, liderada pela presidente Ivonne Opitz, foi assegurar para a Entidade os títulos de utilidade pública municipal, estadual e federal e o certificado de filantropia, além do Certificado de Responsabilidade Social 2003 concedido pela Assembléia Legislativa do Estado do RS. 

Todos eles são fruto do trabalho sério, competente e altamente profissional que todos os integrantes da equipe da ASSAMI vêm realizando, não fugindo dos seus objetivos, cumprindo com suas obrigações de entidade beneficente e provando que, há 61 sabe fazer assistência social sem ser assistencialista.

Brinquedoteca da Escola Infantil Tia Gelsumina

 

Cuidados com a higiene

 

Escovódromo

 

Hora do conto

 

Sede da ASSAMI onde funciona a cozinha industrial área administrativa; costuraria e oficinas

 

 

15.10.04

______________________________ 

(Fonte: CopyDesk - Assessoria de Comunicação)

 

 

 

Design by Meirelles & Piccoli Publicidade - Fone (54) 321-6226


Copyright© 2004 - Meirelles & Piccoli Corp.
Todos os direitos reservados (All Rights Reserved)