Para anunciar neste espaço, clique aqui!

Erechim/RS -

 

 

Clique na foto e veja a cidade de vários ângulos

Voltar às Manchetes    

Administração Municipal

 

 

Festa da Uva inicia nesta sexta-feira

A quarta edição da Festa di Bacco - A festa da uva de Erechim, inicia no próximo dia 14, às 17horas, com a realização de um desfile de carros alegóricos pelas principais ruas da cidade. 

O evento, uma promoção da Prefeitura Municipal de Erechim, SUTRAF-AU, Escritório Municipal da Emater, a exemplo dos anos anteriores, pretende incrementar a venda de uva e seus derivados oferecendo a comunidade de Erechim e Região a oportunidade de adquirir produtos saborosos e de qualidade.

A festa que entrou de vez no calendário de eventos do município vai reforçar os ideais de produção de uva e ao mesmo tempo movimentar o comércio e o turismo local e regional através de uma valorização do trabalho prestado pelos produtores rurais. Jantar baile, feira da uva e derivados, além de produtos coloniais, shows típicos, passeios turísticos, artesanato rural e degustações serão atrações que deverão atrair o público para esta grande festa, que será realizada junto a Feira do Produtor.

O Deus do Vinho Bacco:

Deus do vinho e da embriaguez, da colheita e da fertilidade. 

Diz a lenda que Bacco nasceu duas vezes, contando como primeiro nascimento a germinação da vinha e como segundo, a época em que a vinha dá uvas.

Quando Bacco estava na Ásia Menor, ligou-se teve uma grande amizade com um jovem sátiro chamado Ampelos. Em breve, tornaram-se inseparáveis; mas um touro furioso matou o infeliz Ampelos. 

Bacco, não podendo consolar-se, derramou ambrósia nos ferimentos do amigo que foi transformado em vinha, e é precisamente esse divino suco que deu á uva a qualidade embriagadora. Bacco colheu um cacho de uvas e, espremendo o suco disse "Amigo, a partir deste instante serás o remédio mais poderoso contra as dores humanas".

Já adulto, ensinava em todos os países o trato da videira e a fabricação do vinho. Foi quando encontrou Erígone, por quem se apaixonou. 

A fim de unir-se a ela, metamorfoseou-se em cachos de uvas, e quando a jovem o percebeu sob tal forma, apressou-se em colhe-lo e comê-lo. Foi assim que se tornou esposa do Deus, de quem teve um filho chamado Estáfilos, cujo nome significa uva.

Os gregos consideravam Bacco protetor das belas-artes, em particular do teatro, originado nas representações que faziam por ocasião das festas em honra ao Deus.

Valor Nutricional da Uva:

A uva é nutritiva, de fácil digestão e assimilação. É depurativa, diurética, combate a prisão de ventre, pressão alta, clorose e anemia. Confira na tabela a baixo o valor nutricional de 100 gramas de Uva:

Proteínas 0,6g
Açúcares 16,7g
Cálcio 12mg
Vitamina B1 0,05mg (tiamina)
Vitamina B2 0,04mg (riboflavina)
Niacina 0,5mg
Vitamina C 3mg
Calorias 68

Fotos:

12-01-2005-adm-mu-01..> 

12-01-2005-adm-mu-02..> 

12-01-2005-adm-mu-03..>

12.01.2005

___________________________________ 
(Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura)
 

 

 

Design by Meirelles & Piccoli Publicidade - Fone (54) 321-6226


Copyright© 2004 - Meirelles & Piccoli Corp.
Todos os direitos reservados (All Rights Reserved)