Para anunciar neste espaço, clique aqui!

Erechim/RS -

 

 

Clique na foto e veja a cidade de vários ângulos

Voltar às Manchetes    

Administração Municipal

 

 

Estiagem preocupa município de Erechim

A falta de chuva nos últimos meses esta preocupando a Administração Municipal e produtores do interior do município de Erechim. 

O assunto estará em pauta na tarde desta quinta-feira (06), numa reunião a ser realizada no Departamento de Agricultura da Prefeitura Municipal de Erechim, com a participação de representantes do Governo Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater Municipal, cooperativas de produção e crédito e produtores. De acordo com o Departamento de Agricultura será discutida a operacionalização do seguro da agricultura familiar e possível decreto de situação de emergência.


A mais de um mês o Departamento de Agricultura esta fazendo a entrega de água através de um caminhão pipa a oito propriedades rurais, localizadas nas comunidades do Rio Verde, São Roque, Km 8, Povoado Coan e Escola Branca.

A perda decorrente da estiagem esta sendo sentida principalmente nas culturas de grãos. A de milho é a mais atingida, o município de Erechim possui 3.900 hectares, com perda acima de 50%. Muitos produtores para não perderem o restante da produção estão aproveitando a planta como silagem para alimentar os animais.

Na de feijão, onde temos uma área plantada de 150 hectares a perda é de 75% a 80%. Também são computadas perdas na lavoura de soja que esta com o porte reduzido e na produção leiteira devido à seca. A lavoura do tarde de soja teve a germinação bastante prejudicada pela estiagem, reduzindo o número de plantas por hectare o que já caracteriza uma quebra na produtividade.

A situação pode se agravar ainda mais no município se não regularizar a precipitação pluviométrica nos próximos dias. As chuvas que ocorreram foram bastante esparsas variando de 10 a 80 milímetros.

No último ano a Prefeitura Municipal de Erechim realizou a instalação de quatro poços artesianos no interior do município em regiões que apresentavam problemas de estiagem. 

Ao todo o município possui 33 poços artesianos que atendem aproximadamente 700 famílias. A prefeitura esta terminando mais quatro redes de água nas comunidades de Rio Verde (parte alta), Linha 1 Secção Paiol Grande, Linha Peccin e Linha América. Também foram perfurados mais dois poços artesianos na Linha Batistela e no Distrito de Capoere, faltando agora equipar os mesmos. 

Estas últimas ações vão beneficiar cerca de 90 famílias.

07.01.2005

___________________________________ 
(Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura)
 

 

 

Design by Meirelles & Piccoli Publicidade - Fone (54) 321-6226


Copyright© 2004 - Meirelles & Piccoli Corp.
Todos os direitos reservados (All Rights Reserved)