Para anunciar neste espaço, clique aqui!

Erechim/RS -

 

 

Clique na foto e veja a cidade de vários ângulos

Voltar às Manchetes    

Desenvolvimento Sustentável

 

Região do Alto Uruguai já tem a sua Agência de Desenvolvimento

Instalada na última sexta-feira, 26, a ARDAU tem Deoclécio Corradi na presidência do Conselho de Administração

Trinta e um municípios foram contemplados, na última sexta-feira, 26, com a instalação da Agência Regional de Desenvolvimento do Alto Uruguai - ARDAU - que tem por finalidade fomentar o desenvolvimento regional através da identificação e busca de investimentos estratégicos para os diversos setores da economia. 

A solenidade de constituição desta nova entidade sem fins lucrativos foi realizada na Câmara de Vereadores e contou com a presença do prefeito Eloi Zanella; do presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Deonísio Silva de Brito; do presidente do Comude, Francisco José Franceschi; do representante da AMAU e prefeito de Ponte Preta, Nelson Argenta; do representante da URI, Luiz Mario Silveira Spinelli, do diretor da Fiergs, Jandir Cantele, do representante da Farsul, Nelson Girelli, e do convidado especial, diretor da Pólo/RS Agência de Desenvolvimento do Estado, Anton Karl Biedermann. 

No plenário, quase totalmente lotado, prefeitos atuais e prefeitos eleitos de diversos municípios da região, vereadores, secretários municipais, parceiros como Sebrae, Senai, IFEP, Sesc, Senac, diretores do Sindilojas, conselheiros do Comude Erechim, imprensa e integrantes do Conselho de Administração e Conselho Fiscal da ARDAU.

Na abertura da Assembléia Geral, liderada pelo presidente do Comude e presidente do Sindilojas Erechim, Francisco José Franceschi, foram historiados os passos dados para a concretização da instalação da ARDAU e as parcerias necessárias para o sucesso da entidade firmadas entre o Poder Público, Universidade e iniciativa privada dos 31 municípios da sua área de abrangência, e com o Sistema Ss da Fecomércio, Fiergs e outras federações. 

Esta integração, conforme explicou Franceschi, visa unificar a atuação de longo prazo dos atores locais com vistas a uma agenda de desenvolvimento única, envolvendo as lideranças empresariais e comunitárias. 

Segundo Franceschi, um dos principais objetivos da ARDAU é implementar ações para transformá-las em projetos e viabilizá-los com foco na geração de oportunidades de negócios e na busca do desenvolvimento regional. Franceschi também anunciou a parceria com a Pólo-RS Agência de Desenvolvimento do Estado que será responsável pela estudo e adequação destes projetos e auxiliar na busca e captação de investimentos.

O presidente da Pólo-RS, Anton Karl Biedermann, falou que a inspiração para a criação da Pólo RS veio das agências de desenvolvimento que existem há mais de 15 anos na Irlanda. "É um modelo que propõe uma atuação conjunta de empresários, políticos e universidades", disse Biedermann. 

Conforme explicou, um dos objetivos é traçar uma matriz de oportunidades para que o Rio Grande do Sul tenha uma trajetória de crescimento sustentado. 

Hoje a Pólo RS, baseada em Porto Alegre, já forma parceria e transfere tecnologia para outras agências semelhantes no interior. Todas são mantidas pelo empresariado local e operam com foco na geração de oportunidades de negócios para o município ou para a região de abrangência. 

Mais de 500 empresas gaúchas financiam essas agências. "Descobrimos que as companhias preferem ouvir empresários a governos locais", comentou. Além de ações locais, a Pólo RS atua para atrair investimentos em todo o Rio Grande do Sul. 

Depois da experiência com a Dell, a agência ajudou na negociação com a General Motors, com a Ford (que acabou indo para a Bahia), com a empresa americana Boise Cascade e, mais recentemente, com a vinda da Sofftek, multinacional mexicana provedora de serviços de software, para a Unisinos, São Leopoldo.

Entre as deliberações da Assembléia Geral estavam a definição do nome, que foi votada entre diversas sugestões, a leitura e aprovação do Estatuto Social, a eleição dos nomes para a constituição dos Conselhos de Administração e Fiscal e escolha do presidente da ARDAU, cargo que ficou com o empresário Deoclécio Corradi, da Comil, empresa que conta com mais de 1.700 empregados.

De acordo com o prefeito Eloi Zanella, a Agência de Desenvolvimento será um instrumento extraordinariamente forte e positivo para o desenvolvimento de toda a região. Segundo ele, não existe desenvolvimento isolado de apenas um município dentro de uma região. "Erechim só vai crescer se toda a região crescer junto", assegurou. Ele também falou que a nova entidade deverá contar com o esforço e a participação de todas lideranças regionais.

O presidente eleito por aclamação, Deoclécio Corradi, destacou o trabalho do presidente do Comude e do Sindilojas, Francisco José Franceschi, pela sua iniciativa, liderança e persistência na consolidação da nova entidade. Disse que era um defensor do pensamento regional, do trabalho de equipe e assegurou que vai se dedicar ao máximo a esse trabalho. Falou que vai ouvir os mais diversos setores da região, buscar exemplos em outras agências e implementar, verdadeiramente, um desenvolvimento regional sustentável integrado.

Deoclécio concordou com o prefeito Eloi Zanella na sua afirmativa de que não existe desenvolvimento isolado. "Se um município está em dificuldade, toda a região está em dificuldade", sentenciou.

OBJETIVOS DA ARDAU

I - identificar e atrair investimentos para os setores primário, secundário e terciário da economia da região, mediante análise de propostas de investimentos, buscando, ainda, a promoção de oportunidades de investimentos considerados estratégicos para o desenvolvimento da estrutura produtiva regional;

II - apoiar institucionalmente as empresas já instaladas na região, auxiliando-as na resolução de problemas estratégicos;

III - apoiar a realização de joint ventures e outras formas de cooperação entre empresas situadas na região e outras empresas nacionais e internacionais, públicas e privada, que se traduzam em aumento do processo produtivo e conseqüente aumento de empregos; em acesso a novas tecnologias, em conhecimentos, marcas e patentes, com a conseqüente melhoria nas formas e processos de produção; em melhoria das capacidades de administração; em acesso ao capital internacional; ou ainda em aumento das exportações, com o propósito de promover o desenvolvimento auto-sustentável, com base na defesa, promoção e preservação do meio ambiente;

IV - fomentar e divulgar oportunidades de investimento na região, visando seu desenvolvimento;

V - fomentar e/ou elaborar planos estratégicos para os municípios da região;

VI - elaborar estudos, programas e projetos visando enfrentar desafios comuns no desenvolvimento regional;

VII - captar e/ou apoiar na captação de recursos financeiros, nacionais ou internacionais, públicos ou privados, materiais e humanos;

VIII - promover a experimentação de modelos sócio-produtivos e de sistemas alternativos de produção, comércio, emprego e crédito;

IX - preparar estudos e pesquisas, desenvolver tecnologia alternativa, produção e divulgação de informações técnico científicas;

X - assessorar as entidades de representação de classe, e assistenciais, na busca da profissionalização administrativa;

XI - integrar o setor governamental com a iniciativa privada;

XII - promover a integração com outras agências de desenvolvimento nacionais e internacionais;

XIII - realizar parcerias na promoção de exposições, eventos, congressos, feiras e afins, de interesse da região.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA ARDAU

TITULARES
Presidente da AMAU: Luiz Angelo Poletto - Prefeito Aratiba
Repres. Poder Legislativo da Região: Ver. Darcilo José Martinelli - Estação
Representante do CREDENOR: Ademir Peretti
Representante da URI: Luis Mário Spinelli - Diretor Campus de Erechim
Representantes dos COMUDES: Lauri José Palavicini - Sev. de Almeida
Prefeito Municipal de Erechim: Eloi João Zanella
Pres. da Câmara de Vereadores de Erechim: Ver. Luís Deonísio Silva de Brito
João Picolli - Vice-Presidente FARSUL
Jandir Antonio Cantele - Diretor FIERGS
Francisco José Franceschi - Diretor FECOMÉRCIO
Jaci José Delazeri - Presidente ACCIE
Dr. Alcides Mandelli Stumpf - Presidente UNIMED
Rogério Meneguzzo - Presidente P.G.Q.P. / Norte
Luiz Paraboni Filho - Presidente COTREL
Deoclécio Corradi - Presidente COMIL

SUPLENTES
Dino Giaretta - Prefeito Getúlio Vargas
Neri Montepó - Prefeito Campinas do Sul
Gilberto L Hendges - Prefeito Aratiba
Benito Bruschi - Prefeito Gaurama
Antonio Zanandrea - Prefeito São Valentim
Dejanir Salcher - Prefeito Jacutinga
Paulo Tapia - Prefeito Marcelino Ramos
Jovelino José Baldissera - Pres. SICREDI
Silvana Berguemmaier - Repr. SEBRAE
Flávio S Dallasen - Pres. CDL
Claudionor José Mores - Repr SESCON
Jandir Paulino Santolin - Pres. FHST
Alexandre Bisognin Lyrio - Pres. OAB
Guido Comim - Repr. COTRIGO
Efraim Fischmann - Diretor Presidente Sementes Estrela

CONSELHO FISCAL

TITULARES
Angelo Giareton - Escritório Contábil Giareton - Erechim
João Carlos Lourau - Jocal Eletromóveis Comercial Ltda - Aratiba
Joarez Luis Sandri - Prefeito Cruzaltense

SUPLENTES
Ivori Marcelino Sartori - Prefeito Faxinalzinho
Maximino João Tormen - Ind. de Embalagens Ouro Verde Ltda - Paulo Bento
Heitor Judas Tadeu Detoni - Com. de Tecidos Detoni Ltda - Barra do Rio Azul

Presidente da ARDAU Deoclécio Corradi

 

Instalação ARDAU

 

Jandir Cantele e Anton Kalr Bierdmann

 

Mesa autoridades

 

Parte do público

 

Prefeitos atuais e eleitos da região

 

Representantes de toda a Região

01.12.2004

___________________________________ 
(Fonte: CopyDesk - Assessoria de Comunicação)
 

 

 

Design by Meirelles & Piccoli Publicidade - Fone (54) 321-6226


Copyright© 2004 - Meirelles & Piccoli Corp.
Todos os direitos reservados (All Rights Reserved)